top of page

"A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos."

História

A Associação Juvenil Gustavo Filipe deve o seu nome a Gustavo Filipe Carvalho Duarte, um jovem dinâmico, detentor de um enorme coração, sempre disposto a ajudar em tudo e a todos. Extrovertido, alegre e empreendedor, tinha grandes sonhos e todos os seus projetos eram vividos com grande intensidade, mas com os pés bem assentes no chão. Quis o destino que o Gustavo Filipe, com apenas 19 anos, fosse mais uma das vitimas da antiga IP5, deixando família e amigos num sofrimento enorme que só a lembrança da sua alegria consegue atenuar.

Foram esses mesmos amigos que algum tempo depois resolveram imortalizar o sonho do Gustavo e criaram esta associação juvenil. Desta forma, começaram a ser moldados os princípios que são hoje a coluna vertebral desta associação: o trabalho de jovens para jovens em prol duma sociedade melhor e mais atrativa nas áreas da educação, cultura, desporto e ação social.

gustavo_filipe.jpg
IMG_8979.jpg

Participação

Ao longo de vários anos de existência, a Associação Juvenil Gustavo Filipe tem desenvolvido inúmeros projetos de referência, não só no concelho de Foz Côa, como um pouco por todo o país. Depois de se afirmar localmente como um espaço de cidadania e criatividade para os jovens, a AJGF abraçou diversos projetos de âmbito distrital, nacional e até internacional. 

Desde a coorganização, em 2009, do 13º Encontro Distrital de Associações Juvenis da Guarda e 4º Encontro Transfronteiriço, que a AJGF tem estado na linha da frente do associativismo juvenil distrital, numa firme parceria com a Federação das Associações Juvenis do Distrito da Guarda. 

A participação juvenil, através da cidadania ativa, trabalho em rede, voluntariado e sustentabilidade são alguns dos valores que pautam a ação da AJGF, formando diversos jovens que assumiram funções de destaque em organismos distritais e nacionais.

Atividades

A AJGF tem como atividade de referência a GALA anual, na qual são premiados os jovens do concelho que mais se destacaram durante o ano transato nas áreas de Ensino, Desporto e Cultura/Sociedade, bem como as associações, entidades, empresas ou pessoas que tenham desenvolvido um bom trabalho com e/ou para os jovens.

O Côa Summer Fest, realizado pela primeira vez em 2011, como Festival da Juventude de Foz Côa, tem vindo a assumir um peso cada vez maior no plano de ação da AJGF. Numa parceria com o Município de Foz Côa, o evento oferece aos jovens três dias de atividades em diversas áreas como a música, o desporto, a cultura e a sustentabilidade.
O grupo de teatro os Pantomineiros, tem levado o nome desta associação um pouco por todo o país, com as suas atuações sempre revestidas de bom humor e criatividade.

No âmbito do programa europeu Eraumus + Juventude em Ação, têm sido desenvolvidos diversos projetos e intercâmbios com países um pouco por toda a Europa.

Parceiros

foz-coa-marca.png
FAJDG-2016_LOGO_BRANCO.png
Logotipo_FNAJ_B.png
IPDJ_2018_WH.png
Erasmus+.png
bottom of page