© 2019 Associação Juvenil Gustavo Filipe

Desenvolvido por Davide Garcia

  • Facebook App Icon

História da Associação

A Associação Juvenil Gustavo Filipe deve o seu nome a Gustavo Filipe Carvalho Duarte, um jovem dinâmico, detentor de um enorme coração, sempre disposto a ajudar em tudo e a todos. Extrovertido, alegre e empreendedor, tinha grandes sonhos e todos os seus projetos eram vividos com grande intensidade, mas com os pés bem assentes no chão. Quis o destino que o Gustavo Filipe, com apenas 19 anos, fosse mais uma das vitimas da antiga IP5, deixando família e amigos num sofrimento enorme que só a lembrança da sua alegria consegue atenuar.

Foram esses mesmos amigos que algum tempo depois resolveram imortalizar o sonho do Gustavo e criaram esta associação juvenil. Desta forma, começaram a ser moldados os princípios que são hoje a coluna vertebral desta associação: o trabalho de jovens para jovens em prol duma sociedade melhor e mais atrativa nas áreas da educação, cultura, desporto e ação social.

Ao longo dos vários anos de existência, a Associação Juvenil Gustavo Filipe tem desenvolvido inúmeros projetos de referência, não só no concelho de Foz Côa, como um pouco por toda a zona centro e norte. Depois de se afirmar localmente como um espaço de cidadania e criatividade para os jovens, a AJGF abraçou diversos projetos de âmbito distrital, nacional e até internacional. 
Desde a coorganização, em 2009, do XIII Encontro Distrital de Associações Juvenis da Guarda e IV Encontro Transfronteiriço, que a AJGF tem estado na linha da frente do associativismo juvenil distrital, numa firme parceria com a Federação das Associações Juvenis do Distrito da Guarda. 
No âmbito do programa europeu Eraumus + Juventude em Ação, têm sido desenvolvidos diversos projetos e intercâmbios com países como a Holanda, Bélgica, Espanha, Roménia, Hungria, Croácia, República Checa ou Bulgária.
A AJGF tem como atividade de referência a GALA anual, na qual são premiados os jovens do concelho que mais se destacaram durante o ano transato nas áreas de Ensino, Desporto e Cultura/Sociedade, bem como as associações, entidades, empresas ou pessoas que tenham desenvolvido um bom trabalho com e/ou para os jovens.
Os Pantomineiros, mercado de teatro da AJGF, têm levado o nome desta associação e do concelho um pouco por todo o país, com as suas actuações sempre revestidas de bom humor e criatividade.
Os grandes eventos no verão têm sido outra das marcas de referência da AJGF que, para além dos torneios desportivos, organizou por diversas vezes o concurso Miss Douro e Miss Vale do Côa, numa noite de glamour onde o espetáculo ultrapassa o simples concurso de Miss. 
Em 2011, a Associação Juvenil Gustavo Filipe desenvolveu o seu maior projeto de sempre, numa parceria com o IPJ, a FNAJ, a FAJDG e o Município de Foz Côa: o Festival da Juventude de Foz Côa, que, desde 2013, se realiza anualmente com o nome de Côa Summer Fest. O evento oferece aos jovens três dias de atividades em diversas áreas como a música, o desporto, a cultura ou o empreendedorismo.

Corpos Sociais

 

Mesa da Assembleia Geral

 

Emanuel Davide Garcia Ferreira

Presidente

1/7

Please reload

Rui Pedro Nevado Pimenta

Presidente

1/13

Please reload

Direção

 

Filipe André Rebelo Ribeiro

Presidente

1/7

Please reload

Conselho Fiscal